COLONOSCOPIA

Entenda o que é, quanto custa, para que serve, como é feito e qual o preparo para o exame de Colonoscopia.

Para que serve o exame de Colonoscopia?  

A colonoscopia é um exame de imagem capaz de diagnosticar e tratar doenças do reto e intestino grosso. O exame é realizado com o aparelho (colonoscópio), que possui uma câmera acoplada à sua extremidade e transmite as imagens obtidas em tempo real para uma tela. Através dele é possível introduzir pinças de biópsias e outros acessórios para realizar biópsia, ressecções de pólipos e lesões, hemostasia de sangramentos, e rastrear câncer colorretal ou possíveis doenças inflamatórias (como Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa). É possível tratar até o câncer de intestino nas suas fases precoces. Assim como a mamografia para o câncer de mama e a colposcopia para o câncer de colo de útero, a colonoscopia é um importante exame preventivo para o câncer de cólon (intestino).

Como é feita a Colonoscopia?

É necessária punção de uma veia para administração de sedativo. O exame é realizado com o paciente deitado para o lado esquerdo. A sedação é realizada e o paciente permanece dormindo, confortável e tranquilo, durante todo o procedimento. Enquanto o paciente está sedado, o aparelho é introduzido pelo ânus e, após avaliação de todo o intestino grosso (cólon), o aparelho é retirado. A sedação tem curta duração, mas a sonolência pode persistir por algumas horas. Por este motivo é necessário que o paciente esteja acompanhado para liberação após o exame. 

Qual o preparo para Colonoscopia?

Para realização da colonoscopia adequadamente, o intestino precisa estar limpo, sem resíduos fecais. Para isso, é preciso realizar o preparo do cólon. É prescrita uma solução laxante que precisa ser ingerida antes do exame. Essa solução causa diarreia, para que todos os resíduos fecais sejam eliminados. Aproximadamente 1 a 2 horas após a ingestão da solução, o cólon deve estar limpo, as fezes devem estar com aspecto líquido claro, sem resíduos. Para maiores informações sobre o preparo de cólon, por favor entre em contato conosco.

A partir de que idade devo fazer Colonoscopia?

A colonoscopia para rastreio e prevenção do câncer colorretal deve ser iniciada a partir dos 45 anos. 

Pessoas com histórico familiar de câncer colorretal, suspeita de doença inflamatória intestinal, ou que apresentem sintomas como alteração do hábito inestinal, sangramento, perda de peso e anemia podem precisar realizar colonoscopia antes do 45 anos. 

O que a colonoscopia pode identificar?

A colonoscopia é capaz de identificar pólipos, processos inflamatórios, tumores, sangramentos, corpo estranho, tumores e divertículos. Também é possível avaliar a inflamação dos divertículos, a diverticulite. Entretanto, na vigência de diverticulite é necessário adiar a realização da colonoscopia por, pelo menos, 2 meses. 

Dúvidas Frequentes:

Vou sentir dor durante o exame?

O exame é realizado sob sedação. O paciente, usualmente, não sente qualquer desconforto.

Vou sentir após o exame?

A ocorrência de dor após o exame de colonoscopia é extremamente rara e está relacionada à distensão do intestino devido à insuflação de ar durante o procedimento. Como diferencial, realizados todas as colonoscopias com insuflação de dióxido de carbono (CO2) que é rapidamente reabsorvido pelo organismo, evitando a dor pós-exame. 

Qual o tempo dura exame?

A duração da colonoscopia depende dos achados e da necessidade de procedimentos terapêuticos. Uma endoscopia com biópsia simples dura de 20 a 40 minutos.

Quanto custa uma colonoscopia?

Para maiores informações sobre valores, por favor, entre em contato conosco através do link abaixo.