ENDOSCOPIA

Entenda o que é, quanto custa, para que serve, como é feito e qual o preparo para o exame de Endoscopia.

Para que serve o exame de Endoscopia Digestiva Alta?  

A Endoscopia Digestiva Alta é um exame de imagem capaz de diagnosticar e tratar doenças do esôfago, estômago e duodeno (parte inicial do intestino delgado), como esofagite, gastrite, duodenite, tumores, sangramentos.

O exame é realizado com o aparelho (endoscópio), que possui uma câmera acoplada à sua extremidade e transmite as imagens obtidas em tempo real para uma tela. Através dele é possível introduzir pinças de biópsias e outros acessórios para realizar biópsias para pesquisa de H. pylori, retirada de corpo estranho, ressecções de pólipos e lesões, hemostasia de sangramentos, ligaduras elásticas de varizes esofágicas, dentre outros.

Como é feita a Endoscopia?

É necessária punção de uma veia para administração de sedativo. O exame é realizado com o paciente deitado para o lado esquerdo. A sedação é realizada e o paciente permanece dormindo, confortável e tranquilo, durante todo o procedimento. A sedação tem curta duração, mas a sonolência pode persistir por algumas horas. Por este motivo é necessário que o paciente esteja acompanhado para liberação após o exame.

Qual o preparo para Endoscopia?

Os pacientes devem realizar jejum de alimentos de, pelo menos 10h, e evitar refeições muito pesadas e em grande quantidade na véspera do exame. Todos os pacientes devem comparecer acompanhados de um adulto no dia do exame, uma vez que é realizado sob sedação.

Dúvidas Frequentes:

Vou sentir dor durante o exame?

O exame é realizado sob sedação. O paciente, usualmente, não sente qualquer desconforto.

Vou sentir dor após o exame?

A ocorrência de dor após o exame de Endoscopia é extremamente rara. Caso ocorra, entre em contato com seu médico.

Qual o tempo dura exame?

A duração da Endoscopia depende dos achados e da necessidade de procedimentos terapêuticos. Uma endoscopia com biópsia simples dura de 5 a 10 minutos.

Quanto custa uma Endoscopia com biópsia?

Para maiores informações sobre valores, por favor, entre em contato conosco através do link abaixo.