• Ossamu Okazaki

O que é diverticulite?

Divertículos são pequenas bolsas salientes que podem se formar na parede dos órgãos do trato digestivo. Eles são mais frequentes na parte mais distal do intestino grosso (cólons descendente e sigmoide).

A presença de divertículos no cólon, é chamada de diverticulose.

Às vezes esses divertículos podem inflamar e infeccionar. Quando isso ocorre, estamos diante da diverticulite (inflamação do divertículo), que pode causar sintomas como náusea, dor abdominal, febre e alteração do hábito intestinal.


 

Quando devo procurar o médico?


Procure atendimento médico se apresentar dor abdominal intensa, principalmente quando a dor é acompanhada de constipação, diarreia, sangramento ou febre.


 

Como é o tratamento da diverticulite?


Diverticulite leve pode ser tratada com repouso, antibióticos e dieta. Diverticulite grave ou recorrente pode necessitar de internação hospitalar e cirurgia.



 

Devo realizar colonoscopia?


É recomendada a realização de colonoscopia a partir de 8 semanas após um episódio de diverticulite mesmo em pacientes abaixo de 50 anos, para descartar a presença de um câncer colorretal.

É importante ressaltar que a colonoscopia não deve ser realizada dentro do período de 8 semanas após o episódio de diverticulite. Nessa fase, o risco de perfuração durante a colonoscopia é aumentado, pois a parede intestinal ainda está frágil, em reparação.



8 visualizações1 comentário